quarta-feira, março 12, 2008

[Poema][...]

"Apressavam-se a enviar-me,as filhas do Sol, para a luz
Deixando as moradas da Noite, retirando com as mãos os véus.
É lá que estão as portas aos caminhos de Noite e Dia;
...destes, justiça de muitas penas tem chaves alternantes.
...
E a Deusa me acolheu benévola, e na sua a minha
Mão deireita tomou, e assim dizia e me interpelava:
Ó jovem, companheiro de aurigas imortais,
Tu que assim conduzido chegas à nossa morada,
Salve!...
... é preciso que tudo te instruas,
Do âmago inabalável de verdade(alethéia)bem redonda,
E das opiniões(doxa) dos mortais, em que não há fé verdadeira.
...
...eu te direi, e tu, recebe a palavra que ouviste,
os únicos caminhos de inquérito que são a pensar:
o primeiro, que é;e, portanto que não é não ser,
de persuasão, é caminho, pois a Verdade acompanha.
O outro que não é; e, portanto, que é preciso não ser.
Eu te digo eu este último atalho de todo não é crível,
Pois nem conhecerias o que não é, nem o dirias...
...
Pois o mesmo é a pensar e, portanto ser.
...
Necessario é o dizer e pensar que o ente é: pois é ser
E nada não é. Isto eu te mando considerar"


Trechos do Poema de Parmênides