sexta-feira, abril 18, 2008

Efeito Brokeback ..


Era uma amizade,
Que se tornou um segredo...
Há lugares que não devemos voltar,
Há mentiras que devemos revelar,
Há verade que não podemos negar...
"O Segredo de Brokeback Mountain” é um grande filme desde os primeiros minutos de projeção, e a primeira parte, que mostra o encontro e o envolvimento de Jack e Ennis, é uma obra-prima irretocável, que corre tranqüila, no seu próprio tempo, embalada por suaves melodias country ao violão. Chapéus de feltro, botas e calças jeans apertadas, sem dinheiro no bolso, os dois arrumam como trabalho temporário a tarefa de cuidar de ovelhas durante o inverno, numa fazenda afastada da civilização. Têm que passar meses a fio sofrendo com frio, fome, tédio e solidão, no meio do mato.
Ennis é o grande personagem de “O Segredo de Brokeback Mountain”. Calado, de semblante permanentemente triste, o vaqueiro jamais permite que Jack ou qualquer outra pessoa o conheça de verdade.Jack Twist é um personagem diferente,Não é um homem exatamente expansivo, mas tem bom humor e sabe conversar; é mais sociável.Ele consegue assumir a paixão por Ennis com mais naturalidade e descobre aos poucos a natureza homossexual da sua própria vida, assumindo que o que sente pelo amigo não é algo isolado do resto da sua vida.
Diante desses argumentos, eu os transponho para mim. Tudo que se passou no filme está presente também na minha história - parei, pensei e me perguntei: será que estou vivendo sobre um efeito brokeback?! O amor está presente ali numa obra prima e emocionante, cuja trajetória não foi nada fácil, ardua e complicada. No meu caso não é diferente, um começo inusitado, com dúvidas, observações, perícias das palavras e muita filosofia por minha parte e, na reciprocidade, acabou plantando em mim uma semente e quando não era mais pra ser, a sememte brotou e cresceu, só não deu frutos. O amor acabou, a saudade, o sofrimento e o desejo ficou e começou uma verdadeira peregrinação da busca por esse amor difícil e de vez enquando aborrecente.
Tentar fugir dos sentimentos foram tentativas frustrantes e até impossíveis, assim como Ennis Del Mar que tentou cobrir uma paixão frustrando-se depois, e quanto mais o tempo passou, mas saudades bateu, mas angústia veio e mais o desejo esteve ali, aprisionando-o,pressionando-o e deixando-o doido por uma palavra, uma mera palavrinha de esperança. Quem disse que meu caso é diferente?!
Outra forma de apimentar o romance, foram as brigas. Seja pelo ciúme,falta do prazer, demorar em se verem; as "briguinhas" estavam sempre a frente. Mas as causas dela não era mera besteiras, mas sim o desejo de coisas maiores, melhores e intensas. Já no meu caso,brigas eram 90% desse "relacionamento"- direto!. No filme as brigas eram compreendidas , já comigo não! eram provocações, ironias usadas para atacar, pertubar, irritar...., Pensou errado. O pensamento errante ,creio que foi a chave principal que destruiu o que era doce.
O desejo de Jack era um só. Que eles pudessem fazer o seu caminho, destino e vivessem felizes para sempre como nos contas de fada e tocar uma paixão ardente pra vida toda, paixão essa que se pairava sobre eles. Para Ennis viver essa aventura toda só erra possível "atrás do muro", "às escondidas"...Esse foi o maior erro de Ennis, a falta de valor que ele deu para o amor.Jack morreu. A angústia ficou para aquele que amou sempre em silêncio e demostrou sempre nas pouquíssimia maneiras; a falta de atitude de Ennis foi fatal e o que ficou foi a lembrança de duas Jacketas que representou o verdadeiro amor.
Nesse último parágrafo pouco é diferente de mim, o que ainda não aconteceu foi a fatalidade,Será que não? O orgulho e a falta de atitude sempre foi obstáculos na minha história..., de amor.
Que não fique aqui meras ironias, e sim um clamor, uma resposta a alguém que amou, de maneira inusitada,mais amou; e sofreu, sofre e deseja, busca...
O tempo perdido foi o maior inimigo dos dois. E será que não o meu...?
O seu orgulho fez a gente se perder no tempo.

Leandro Calazans-ufs


Nenhum comentário: